REF.: MAN4796
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Nas últimas duas décadas, a educação médica mudou mais do que no século passado inteiro. Novas estratégias foram desenvolvidas para superar as limitações do ensino estritamente teórico e potencializar a aprendizagem em cenários de prática.
Esse conhecimento, no entanto, não estava ao alcance de todos os gestores, supervisores, professores e preceptores que atuam na educação médica brasileira. Residência médica: ensino e avaliação das competências é pioneira na área e trata-se de referência necessária para orientar a transformação da educação médica no país em conformidade com os avanços dessa ciência.
Em um esforço conjunto entre a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Associação Médica Brasileira (AMB), foram compilados temas como: teorias de aprendizagem, formação por competências, capacitação de professores e preceptores e humanização do profissional de saúde.
Além disso, tendo em vista a enorme evolução tecnológica deste período e os recentes acontecimentos decorrentes da covid-19, os autores apresentam estratégias que devem estar no horizonte de todos os envolvidos nos programas de residência médica nos próximos anos, como:
• Ensino e avaliação mediados por tecnologia.
• Telemedicina.
• Diferentes modalidades de simulação adequadas à realidade brasileira.
• Iniciativas em curso nos programas de residência médica do país.
SUMÁRIO
Prefácio ... XXV - - Importância da residência na formação do médico especialista .. XXVII - - SEÇÃO 1 RESIDÊNCIA MÉDICA NO BRASIL E NO MUNDO - - 1 História da residência médica e panorama atual no Brasil .. 3 - - 2 Iniciativas da Febrasgo na formação do especialista em ginecologia e obstetrícia .. 17 - - SEÇÃO 2 FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS - - 3 Teorias de aprendizagem .. 25 - - 4 Formação orientada por competências ... 41 - - 5 Matriz de competências de ginecologia e obstetrícia . 52 - - 6 Matriz de competências de clínica médica .. 70 - - 7 Matriz de competências de cirurgia geral .. 75 - - 8 Matriz de competências de ortopedia ... 86 - - 9 Matriz de competências de anestesiologia .. 101 - - 10 Residência médica de pediatria no Brasil .. 116 - - 11 Residência de medicina de emergência . 123 - - 12 Preceptoria e estratégias de supervisão .. 134 - - 13 Desenvolvimento de competência pedagógica de preceptores: a experiência da Abem . 144 - - 14 Capacitação de preceptores: a experiência da Febrasgo .. 158 - - 15 Residente como educador .. 166 - - 16 Princípios éticos na formação do residente . 172 - - 17 Humanização e profissionalismo na residência . 181 - - SEÇÃO 3 TREINAMENTO DO RESIDENTE - - 18 Telemedicina e ensino mediado por tecnologia na residência médica . 193 - - 19 Treinamento por meio da simulação .. 206 - - 20 Construção e uso de simuladores de baixo custo .. 214 - - 21 Princípios gerais e modalidades de simulação . 225 - - 22 Treinamento de procedimentos cirúrgicos em ginecologia e - obstetrícia . 242 - - 23 Treinamento em emergências obstétricas: a experiência do Zero Morte Materna . 264 - - 24 Treinamento em ambientes de prática . 272 - - 25 Segurança do paciente e formação do residente .. 282 - - 26 Desenvolvimento da competência em comunicação clínica . 289 - - 27 Empatia na formação médica .. 304 - - 28 Saúde mental do médico residente . 310 - - 29 Programas de apoio ao residente .. 316 - - SUMÁRIO XXIII - - 30 Pandemia da covid-19: impactos nos serviços de ginecologia e obstetrícia.. 320 - - SEÇÃO 4 AVALIAÇÃO DO RESIDENTE - - 31 Princípios gerais de avaliação do profissional da saúde em formação. 339 - - 32 Elaboração de testes de avaliação cognitiva . 356 - - 33 Elaboração de questões de boa qualidade . 367 - - 34 Teste de progresso: a experiência da Febrasgo com o TPI-GO . 374 - - 35 Avaliação das habilidades em ambiente simulado . 398 - - 36 Avaliação de desempenho nos ambientes de prática . 410 - - 37 Avaliação de profissionalismo . 417 - - 38 Atividades profissionais confiabilizadoras (EPA) .. 425 - - 39 Logbook, portfólio e auditoria de prontuários . 439 - - SEÇÃO 5 CERTIFICAÇÃO DO ESPECIALISTA - - 40 Certificação das especialidades médicas no Brasil . 447 - - 41 Certificação do especialista em ginecologia e obstetrícia .. 454 - - SEÇÃO 6 AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA - - 42 Avaliação de instituições e programas de residência médica: as atribuições da CNRM .. 469 - - 43 Acreditação dos programas de residência médica no Brasil .. 482 - - 44 Perspectivas da educação médica no Brasil e no mundo . 494 - Índice remissivo . 503